domingo, 23 de agosto de 2009

Pyongyang - Livro de Guy Delisle

***



Mesmo não sendo fã de quadrinhos, surpreendi-me positivamente com um livro chamado "Pyongyang", do canadense Guy Delisle. Nesta obra, cujo título é o nome da capital da Coreia do Norte, o autor relata suas aventuras e experiências nos dois meses em que viveu naquele país. Para isso, mistura humor, crítica e poesia (o final é surpreendente) em relatos que nos fazem viver com ele situações nada ortodoxas no país "mais fechado do mundo".

A forma como são mostrados os "guetos" e lugares frequentados pelos estrangeiros são outro ponto forte da obra, pois mostra como estes acabam vivendo num mundo paralelo àquele dos nativos (e vice-versa). Embora se trate de uma verdadeira descrição da sociedade norte-coreana (sim, com hífen), Delisle não deixa de expor claramente seus pensamentos a respeito do que vê. Diz ele:

"Na verdade, eles vivem num estado de constante paradoxo, onde a verdade é tudo menos imutável."


Diz "constante paradoxo", pois veem e sentem a forma como o governo os trata, mas nada podem fazer; ao contrário, vivem um eterno estado de cegueira utópica, como na parte em que Guy pergunta a seu guia e intérprete o que era aquela imensa construção que avistam durante um passeio a pé e este finge não saber do que se trata. Aquele que seria o mais alto hotel da Ásia, construído em 1988 para acolher os atletas das Olimpíadas de Seul, nunca foi terminado. São 105 andares que passam despercebidos aos norte-coreanos, que parecem não poder vê-lo. Da mesma forma, os maiores sucessos musicais do país são os hinos ao Kim Il-sung e Kim Jong-il, respectivamente o fundador e o herdeiro de sua ditadura proletária.

Em suma, Pyongyang é um livro que merece ser lido, independente da visão política do leitor. Seu enredo é objetivo (destaque para o bom trabalho de tradução feito), ironia e críticas feitas no tom certo, saindo dos lugares-comuns a que somos submetidos, quando nos deparamos com esses temas. Uma bela obra de arte.

- Darini

Nenhum comentário: