sexta-feira, 1 de maio de 2009

Vou "na" cidade ver o Arcaísmo!

***************

Quer ver um professor "padrão" de Português ter um surto? É só escrever como fiz no título dessa postagem. Entretanto, como (quase) tudo na língua tem uma explicação, lá vai o porquê de, frequentemente, "errarmos" a regência do verbo "ir": é um arcaísmo que mantivemos. A grosso modo, Arcaísmo é uma forma antiga da língua que, por algum motivo, se manteve.

Pode-se ver, na canção d'amigo de Pero Amigo (trovador do século XIII), o seguinte trecho:

“Quand'eu un dia fui en Compostela

En romaria, vi ua pastor...”


Nota-se que o autor usa a preposição “en” (em) junto ao verbo “ir” no passado (fui), o que não está de acordo com a norma culta contemporânea, que diz ser correto o uso da preposição “a” (fui a Compostela). Porém, na linguagem coloquial e do dia-a-dia, usa-se, no Português não-padrão brasileiro, a preposição “em” (“Fui na casa de Maria”). Trata-se de um arcaísmo que se manteve, isto é, uma característica antiga da sintaxe da língua que se enraizou na fala popular.

- Darini

Nenhum comentário: