terça-feira, 3 de agosto de 2010

Beneficente + Benefício = Beneficiente? Não!

***

Foi no CQC de 02/08/2010 (clique aqui para assistir) que a repórter questionou vários "famosos" sobre qual seria o correto: evento beneficente ou beneficiente. Não houve surpresa nas respostas, já que muita gente coloca esse "i" no meio da palavra, pois relaciona-o à palavra "benefício", o que não é bem verdade. Vejamos:

Em benefício, temos duas Raízes e um Sufixo, a saber:

Raiz: {ben} = bom; {fic} = fazer (é alomorfe da Raiz {fac}; está presente nas formas verbais fiz, fizemos etc.)
Sufixo: {io} = ação.
Vogal de ligação: {e}

Ou seja, "traduzindo" a palavra de acordo com seus Morfemas, teríamos algo como "ação de fazer o bem", o que parece ser bem similar em beneficente:

Raiz: {ben} = bom; {fic} = fazer
Sufixo: {ente} = ação
Vogal de ligação: {e}

Escrevemos, pois, sem o {i} mencionado anteriormente, pois o Sufixo é {ente}, e não *{iente}. Não falamos *cariente, *rapidamiente etc. Ao contrário, o {i} de benefício está presente no Sufixo {io}. Essa diferenciação na escrita é, justamente, causada pelos diferentes Sufixos que fazem parte dessas duas palavras, e não pelo (falso) fato de beneficiente ser "derivado" de benefício.

Portanto, lembre-se: Fui rapidamente levar aguardente ao evento beneficente.

- Darini

Um comentário:

Edward disse...

Eu sempre tive em mente que o correto era "beneficiente". E isso porque eu aprendi lendo a palvara em VÁRIAS publicações de reputação, digamos, irretocável...
Obrigado pelo salutar esclarecimento, Dadá.