terça-feira, 19 de abril de 2011

As Galinhas da ANAC

***

Hoje, deparei-me com uma reportagem bizarra da Folha de São Paulo: "Aeromoça tem que matar galinha e rastejar na lama". Nela, descrevem um estranho curso (exigido pela ANAC) para comissários de bordo em que, dentre demais humilhações, obrigam-nos a matar galinhas.

Pra quem não sabe, a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil (assim como outras agências ditas "regulatórias"), nada mais é do que um cabidão de emprego de incompetentes apadrinhados políticos. E, claro, como as outras agências (ANATEL e afins), eles defendem, no fundo, o direito das empresas, e não dos clientes. Tenta fazer uma reclamação nessas agências e, depois, me conta o desfecho do caso.

Imagino a cena: algum burrocrata, sentado com o bundão na cadeira, jogando paciência e campo minado no PC, aparece com a seguinte ideia: "Ah, vamos exigir um curso de 3 mil reais nos moldes do treinamento do Braddock" - Sim, o curso custa 3 MIL, e o aluno é quem paga.

Tudo bem que uma aeronave pode passar por problemas mais sérios, fazer um pouso de emergência, e a equipe aérea deve estar preparada... mas não creio ser necessário fazer um treinamento em que se torture e mate um animal, apenas pelo fato do sadismo em si, ou para se fazer parecer chocante ao aluno. Ideia cretina de um burrocrata cretino em uma agência cretina. É coisa de gente querendo aparecer e mostrar serviço.

Imagino a seguinte cena:

Piloto: Senhoras e senhores, aqui fala o capitão. Estamos caindo, mas não se preocupem, pois vou procurar aterrisar o avião numa granja ou fazenda. É que aprendemos a matar galinhas em nosso treinamento.

Comissário chefe: Boa tarde, senhores passageiros. Se alguém tiver um forno de micro-ondas na bagagem por favor, queira nos emprestar. É que galinha crua é muito ruim.

Imagino que, depois desta, poderiam mudar o significado de ANAC para "Agência Nacional dos Acéfalos Cretinoides".

Tudo bem ser incompetente (eu também sou, e orgulho-me disso), mas não fodamos com a vida de outros seres vivos por causa de nossa incompetência.

- Darini

2 comentários:

Edward disse...

Puta falta de sacanagem mesmo, Dadá!
Gostei do post, vc poderia adotar uma linha crítica nesse sentido, ou salpicar posts similares com mais frequência.

Unknown disse...

Muito bem... gostei muito deste texto... é um absurdo matar animais inutilmente. Não há galinhas na selva. Se o avião cair perto de um galinheiro, é porque tem pessoas que moram perto e é só pedir ajuda... Só mesmo no Brasil esta palhaçada...