domingo, 18 de janeiro de 2009

O Manuscrito Voynich

Imagine um texto com cerca de 500 anos de existência e que nunca conseguiu ser traduzido por nenhum dos grandes especialistas em linguística, códigos e criptografia do mundo. Parece ficção, mas esse texto existe: é o chamado "Manuscrito Voynich".

Cercado de histórias e mistérios, esse manuscrito tem por volta de 250 páginas e parece ser um manual de ciências em geral: trata de botânica, do universo... algo totalmente distinto do que se poderia esperar das triviais formas literárias da Idade Média.

Muita gente defende que o manuscrito pode ser fruto de uma brincadeira, um embuste. Se isso fosse verdadeiramente comprovado, só restaria tentar entender o porquê do(s) autor(es) ter(em) feito isso. Será que imaginavam a bagunça que causariam 500 anos depois?

Entretanto, creio que os autores (acredita-se que mais de uma pessoa o escreveu) realmente acreditavam que seus escritos eram tão especiais que os fizeram criar um alfabeto único que fosse apenas entendido por eles. Numa época em que a religião (sempre ela) dava um certo... "trabalho" a quem perseguia o conhecimento, é muito provável que tais descobertas e pensamentos acerca do ser-humano, da natureza e do universo fossem colocadas em segredo por seus autores, já que, convenhamos, ninguém pensaria: "vou escrever algo ininteligível para enganar pessoas das gerações futuras".

Ou será que pensaria?

- Darini

2 comentários:

Gigacom disse...

Conheci esse manuscrito depois que vc e o Corredor X comentaram lá no forum do sega brasil, e o achei muito interessante mesmo. Depois de umas googladas, o que dá pra concluir é que o(s) escritor(es) fizeram o texto nessa lingua toda codificada, realmente para dificultar ao extremo qualquer inquisidor de achar "provas" para pedir a cabeça do autor(es). Se não me engano Galileu utilizou um artificio peculiar para registrar os seus estudos, escrevendo textos baseados no reflexo de um espelho, justamente para evitar a inquisão. Os escritos de Galileu conseguimos decifrar, mas os escritos desse manuscrito... mas tambem não acredito que, mesmo que um dia descubramos a chave para decifrá-lo, encontremos algo de novo para ciência, no máximo evidências que poderiam mudar alguns capitulos da historia da época em que o manuscrito foi escrito.

Darini, o Valente disse...

Fala, fio! Beleza?

Eu penso isso também. Imagine um cara escrevendo algo que colocasse em xeque todos os dogmas e preceitos da época... não duraria cinco minutos após a "publicação", hehehe...

Valeu por "me" visitar aqui! ;)

[]s